TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

Reconhecido pelo MEC
Graduação de 2 anos (4 semestres)

Objetivo Geral: Oferecer formação de nível superior e desenvolver profissionais estratégicos para implantar e gerenciar atividades relacionadas à gestão de cooperativas, promovendo o desenvolvimento social, econômico e pessoal, dentro de princípios éticos e valores humanos.

Objetivos Específicos: Formar profissionais estratégicos com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho eficaz na gestão de cooperativas capazes de trabalhar em equipe, nas atividades que envolvam as relações humanas, procurando o desenvolvimento social, econômico e pessoal; capazes de realizar a integração de competências de trabalho na cooperativa, aliadas à mobilidade profissional, com conhecimentos teóricos e práticos nas quatro principais áreas de atuação da administração (marketing, finanças, produção e recursos humanos); com habilidades para incentivar a utilização dos princípios que regem o cooperativismo, aplicá-los na gestão e disseminá-los na sociedade; com condições atitudinais e técnicas para a compreensão da importância da visão e do raciocínio estratégico na definição e implementação dos princípios básicos da gestão em cooperativas; abertos às inovações permanentes, frente aos novos modelos de gestão e de organização.

Perfil do Profissional:
O Tecnólogo em Gestão de Cooperativas planeja e gerencia as atividades de cooperativas e seus respectivos negócios, logo deve apresentar perfil profissiográfico com as seguintes competências gerais:
. Conhecer os fundamentos das quatro principais áreas de atuação da administração (marketing, finanças, produção e recursos humanos) a fim de desenvolver a função de gestor de cooperativas com ética, responsabilidade social, formação estratégica, eficácia organizacional e competência profissional.
. Compreender tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações cooperativas.
. Planejar, avaliar e gerenciar pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações cooperativas, de todos os portes e ramos de atuação.
. Aplicar tecnologias organizacionais para melhor implementar os conceitos e práticas fundamentais do cooperativismo voltados à viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética.
. Conhecer as características peculiares do cooperativismo, doutrina, princípios, filosofia e legislação próprias, sendo capaz de atuar em todos os tipos de cooperativas e ramos de atividade.

As competências específicas do profissional a ser formado pelo curso, estão descritas em cada componente curricular de forma a orientar o desenvolvimento metodológico no processo de ensino (ferramenta docente) e a apropriação de conhecimentos no processo de aprendizado (ferramenta discente).

Matriz Curricular

1° Período
Filosofia Aplicada ao Cooperativismo
Informática Aplicada à Gestão
Introdução à Administração
Introdução ao Cooperativismo
Matemática Básica
Psicologia Aplicada ao Cooperativismo

2° Período
Comunicação Oral e Escrita
Contabilidade do Ato Cooperativo
Economia e Análise de Mercados
Logística
Marketing e Comercialização
Matemática Financeira

3° Período
Custos
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Estatística
Gestão de Pessoas em Cooperativas
Governança Cooperativa
Iniciação a Projetos Sociais: Sociologia da Cooperação

4° Período
Direito do Trabalho
Educação Cooperativista
Gestão da Produção e Qualidade em Cooperativas
Gestão Financeira em Cooperativismo
Jogos de Empresas Aplicados a Cooperativas
TCC

Carga horária total: 1760 horas
Atividades Acadêmicas Complementares: 80 horas